top of page

Hidroponia

Em hidroponia, o solo ou substrato é totalmente substituído por uma solução nutritiva contendo todos os elementos minerais essenciais para as plantas. Nesta técnica, as raízes ficam acomodadas num canal em que são irrigadas alternadamente por uma solução nutritiva.

 

A hidroponia permite também a possibilidade de cultivar alimentos mais saudáveis, além de contribuir para a diminuição dos desperdícios que possam existir. Um exemplo da diminuição do desperdício pode ser visto em relação à produção de alface, que quando cultivada na terra possui muitas folhas inválidas, já em hidroponia cerca de 99% das folhas são válidas. 

 

Isso deve-se ao facto de esta técnica de cultivo ser feita em água pura, sem contato com o solo, com agrotóxicos e sem qualquer risco de contaminação. 

 

São muitas as vantagens oferecidas pela hidroponia, a primeira delas é que a técnica permite ao agricultor semear em qualquer lugar, pois não há limitações de solo; a produção é de melhor qualidade, já que as plantas crescem em ambiente totalmente controlado; o trabalho é mais leve e limpo e não é necessário manejo de solo; a mão-de-obra é menor; não há necessidade de rotação de culturas; o uso de agrotóxicos é infinitamente menor; existe o mínimo de desperdício de água e nutrientes, pois o aproveitamento é racional.

 

Os resultados deste modo de produção são muito satisfatórios e cada vez mais utilizados. Para obter sucesso com este sistema, basta que o produtor tenha cuidados básicos, que vão desde a instalação de estufas até à prevenção de patógenos. Além disso, o produtor deve conhecer o meio em que vai produzir, pois conhecendo o ambiente, estará apto a tomar as devidas decisões, que serão responsáveis por aumentar a produção, além de contribuir para uma maior eficiência da utilização dos nutrientes de que dispõe.

 

© 2015 por Yellow Please                                                                                                                                                      Fotos realizadas na exploração

bottom of page